domingo, 18 de setembro de 2011

A MIDIA E O MEIO


“A forma que a mídia aborda a violência”. Esse foi o tema da redação quando prestei vestibular, em 2009 para ingressar na Universidade Federal de Sergipe. Foi, mais, um ano em que a UFS a mídia utilizou como tema. Então, vamos à mídia.
Mas, primeiro, é preciso saber do que estamos falando. Há algum problema em recorrermos ao tio Aurélio? Não! Então, vamos lá.
[Do ingl. (mass) media, ‘meios de comunicação (de massa)’; o ingl. media advém do neutro pl. do lat. medium, ‘meio’, ‘centro’, forma subst. do adj. lat. medius, a um, ‘que está no meio’, inicialmente us. na acepç. geral de ‘meio’, ‘meio termo’.] Substantivo feminino. 1.Comun. O conjunto dos meios de comunicação, e que inclui, indistintamente, diferentes veículos, recursos e técnicas, como, p. ex., jornal, rádio, televisão, cinema, outdoor, página impressa, propaganda, mala-direta, balão inflável, anúncio em site da Internet etc. 2. Veículo de mídia (1): O jornal é a melhor mídia para anúncio de serviços profissionais. 3.Prop. O conjunto de meios de comunicação selecionados para a veiculação de mensagem ou de campanha publicitária. [Sin. (ingl): media mix.] 4. Prop. Atividade profissional direcionada ao planejamento da mídia (3) e à veiculação de anúncios, comerciais etc. 5. Prop. Setor de agência de propaganda responsável pelo planejamento e coordenação de mídia (4). 6.O suporte ou a tecnologia us. para gravação ou registro de informações, como, p. ex., CD, fita DAT, videoteipe, impresso etc. 7.P. ext. Gír. Profissional que atua na mídia (4). Mídia alternativa. 1. Prop. Mídia (1) de menor custo, e em veículos de recursos e de alcance restrito, como painéis em mobiliário urbano (q. v.), cartazes em estações de metrô, anúncio em sites da Internet, luminosos em táxi, filipetas etc., e que exclui as opções mais abrangentes e de maior custo, como comerciais em televisão, anúncios em jornais de grande circulação etc. Mídia digital. 1. Mídia (1) baseada em tecnologia digital, como, p. ex., a Internet e a TV digital. 2. Mídia (7) que utiliza gravação digital de dados, como, p. ex., o CD-ROM, fita DAT, disquete etc. Mídia eletrônica. 1. Comun. Mídia (1) que inclui, esp., o rádio e a televisão. [Incluem-se tb., nessa categoria, o cinema e outros recursos audiovisuais.] [Cf. jornalismo eletrônico.] Mídia impressa. 1. Comun. Mídia (1) que inclui, esp., jornais e revistas. [Incluem-se tb., nesta categoria, outros recursos impressos de comunicação, como mala-direta, folder, catálogo etc.]

Perceberam?

Mídia não é só televisão. A televisão, por ser o mais forte veículo de comunicação (de massa), absorveu, quase que literalmente, o significado – mídia.
Ela é poderosa, mas não detém o poder. A gente é que confere poder a ela.

Para auxiliar na reflexão dos candidatos foram apresentados  dois textos. Um condenava a televisão por exibir indiscriminadamente, em tempo real, em seus noticiários, a violência que assola o nosso país. O outro texto absolvia. O tema, embora recorrente, não deixa de ser interessante. Porém, o que me preocupa é o fato de ligarmos a palavra mídia diretamente à televisão, esquecendo os outros meios. Por que isso acontece?

Vamos pensar juntos:
A criança que entrou este ano na primeira série do ensino fundamental – segundo a revista DOM – com sete anos de idade, antes de botar o pé dentro da escola pela primeira vez e assistir à sua primeira aula, já tinha assistido a cinco mil horas de televisão.  Pois bem, que culpa tem a televisão se os pais estão terceirizando a educação dos seus filhos? Lembro de uma campanha da M TV que dizia “Desligue a televisão e vá ler um livro”.

Voltando ao tema do vestibular, um dos textos dizia que a televisão era culpada pelo aumento da criminalidade, pois exibe muita violência em seus telejornais. Será? Pensem comigo, os telejornais de maior audiência na TV aberta brasileira não passam de 45 minutos, enquanto os programas evangélicos têm no mínimo 2 horas de exibição. Nesta proporção, hoje o Brasil seria o céu, não é verdade?

Muito bem, só para lembrar o escopo (escopo é ótimo) deste texto:
1. televisão não é a mídia, mas sim um componente dela.
2. Hoje, todo aparelho de televisão vem com um componente chamado controle remoto.



 

 

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